Blog

Amistà

Sustentável express

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

 Sustentável, ecológico, amigo do meio ambiente... Ouvimos muito essas palavras e às vezes fica a impressão de que toda essa preocupação é algo distante da realidade das pessoas. Mas isso é um grande engano! Há uma série de produtos no mercado que podem tornar a casa mais sustentável e, o mais importante, com ótima relação custo-benefício.

A estética não precisa ser prejudicada para se obter economia de água e de energia. Uma casa pode ser moderna, inovadora e sustentável sem necessariamente ter um aspecto rústico. Confira as dicas:

Água

Grandes empresas do nicho de metais, como Deca, Docol e Lorenzetti, por exemplo, fabricam produtos que chegam a economizar 70% de água apenas reduzindo o fluxo. Em torneiras com desligamento automático, a economia pode chegar a 85%. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), uma escovação dental de cinco minutos com a torneira não muito aberta gasta 12 litros. Ou seja, uma torneira econômica pouparia 8,4 litros em uma situação como essa. A peça com sensor, 10,2 litros.

Segundo testes realizados pela Docol, um chuveiro convencional chega a consumir 69 litros de água por minuto. A linha Bellar (Docol) de chuveiros conta com restritores de vazão que limitam o gasto máximo a 12 litros por minuto, independentemente da pressão de água.

Energia

O chuveiro destaca-se novamente em relação ao consumo de energia. O equipamento pode representar entre 30 e 45% do valor da fatura em uma residência de família com uma média de quatro pessoas. Um banho com o chuveiro na chave "verão" reduz o consumo em aproximadamente 40%. Para esquentar mais, em dias mais frios, basta abrir menos o registro, e ainda poupará água também. Mas vale ressaltar que o uso racional continua sendo a principal arma para economizar.

Se você, assim como nós da Amistà, é preocupado com o meio ambiente, que tal começar a fazer pequenas mudanças na sua casa?  

Não Deixe de Conferir